treinadas para lutar

quinta-feira, 17 de maio de 2012



Luta não é violência: a importância das lutas no ambiente escolar.

Temos certeza de que o assunto a ser trabalhado neste post é bastante estranho para muitas pessoas. Isso porque as lutas raramente são trabalhadas no contexto escolar. Sob um olhar mais próximo ao senso comum, as lutas costumam ser sinônimos de brigas. A intenção deste texto é desmistificar essa idéia e mostrar de que modo a luta se constitui como uma prática de atividade física interessante para a escola.
Por hora as lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
As lutas, como um ramo da educação física escolar, reúnem um conjunto de conhecimentos e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento integral do educando. Se considerado o seu potencial pedagógico, é um instrumento de enorme valor, nas mãos do educador, por sua ação corporal exclusiva, sua natureza histórica, e o rico acervo cultural que traz dos seus povos de origem (LANÇANOVA, 2007).
            Ainda o mesmo autor comenta que: "as lutas representam uma das manifestações do movimento humano mais expressivas, trabalhando o corpo e a mente de forma indissociáveis, sempre ligadas a uma filosofia de vida, privilegiando o respeito ao outro e o auto-aperfeiçoamento, tendo a autodefesa como meta.”
Entretanto, existem alguns argumentos que impedem que o professor insira essa prática nas suas aulas. Podemos citar aqui dois : O primeiro deles é a falta de vivência da maioria dos professores com as lutas, ou seja, são poucos os que já lutaram antes e o segundo é a preocupação com a violência que se imagina que as lutas possam gerar.
Nascimento e Almeida (2007), relatam que a presença das lutas nas escolas é pequena, e, quando existe, é ministrada por terceiros e desvinculada da disciplina de educação física, em atividades extracurriculares ou por meio de grupos de treinamento.
Deve-se pensar que um professor de Educação Física não sabe todas as regras e nem todos os movimentos fundamentais de todos os esportes. Isso nos parece óbvio,a Educação Física é ministrada a partir da prática, muitos conteúdos interessantes não são trabalhados com os alunos, porque o professor não sabe fazer. Desta forma, não cobre que seu professor saiba fazer tudo: o que ele precisa é saber ensinar!


Referencia: LANÇANOVA, J. Lutas na educação física escolar: alternativas pedagógicas. 2007. Disponível em: http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html, Acesso em 14 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário