treinadas para lutar

terça-feira, 19 de junho de 2012

KUNG FU


Introdução

O Kung Fu é originário da China e surgiu há milhares de anos. Existem duas versões que afirmam ter desenvolvido esta arte marcial. Uma delas atesta que um monge chinês teria observado o movimento de uma garça e sua agilidade na luta contra animais peçonhentos como cobras, lagartos, entre outros. A agilidade da garça e a velocidade no uso de seu bico como arma de combate, impressionou o monge que ficou muito atento e tratou de copiar seus movimentos. Tratou de ensiná-los aos seus discípulos e daí por diante se desenvolveria a arte do Wushu, que significa literalmente arte marcial. No ocidente é tratado com Kung-Fu, em alguns países Gung-Fu.
Outra versão alega que em um período feudal na China imperial, houve uma terrível batalha e todo o território chinês foi dominado por um imperador. Dos opositores ao império em formação somente um grupo reduzido que ficou em uma ilha. Naquele tempo não se faziam uso de armamentos e por este motivo não haviam armas para se defender além das espadas. Os sobreviventes não dispunham de espadas, arcos, nenhum material de defesa.
O imperador com refinado estilo sarcástico, determinou que um grupo de soldados visitassem a ilha e matassem somente um habitante por vez.
Esta situação ficou clara nos primeiros dias, quando os rebelados perceberam a intenção do imperador. Sem saber o que fazer, um dos monges que estavam no grupo ficou pensativo e olhando para a mata observou uma luta entre um besouro e um gafanhoto e apesar de maior, o besouro tinha seus golpes desviados pelo gafanhoto. A agilidade deste inseto impressionou o monge que tratou de copiá-los imediatamente.

A saudação  do Kung Fu

A saudação tradicional do Kung Fu é chamada de Kin Lai e deve ser efetuada com as duas mãos. A mão direita deve ficar com o punho fechado e representa o sol e a força, ao passo que a mão esquerda fica com a palma da mão aberta e representa a lua e a inteligência. Na saudação, a mão esquerda deve pressionar sempre a mão direita para que a junção do “sol” com a “lua” (mão esquerda e direita) formem o Ming, que é uma das características mais importantes na prática do Kung Fu: a clareza de espírito. A saudação do Kung Fu tem dois significados associados:
É uma forma de demonstrar respeito, admiração e equilíbrio para com o adversário;
Indica que um indivíduo que utilize a inteligência (palma aberta da mão esquerda) consegue travar e ser mais eficiente que um punho (mão direita fechada).
Características do Kung Fu
Um estudante de Kung Fu deve envolver fé, resistência, e muitas cansativas, e as vezes dolorosas horas de treinamento. Combinando isso a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental, dão ao mesmo estudante um caminho muito árduo a seguir. Existem outros termos nas artes marciais chinesas: "ch'uan shu" (primeira arte), "wu shu" (arte marcial), e "kuo shu" (arte nacional). Porém, nenhum desses termos conseguiu ser tão popularizado e conhecido como o "kung-fu." A prática do verdadeiro kung-fu exige que os ensinamentos influenciem no dia-a-dia, em cada aspecto da vida do praticante. O kung-fu une mente, espírito e corpo. Habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.

Kung Fu em Santa Catarina

Atualmente foi realizado na cidade de Navegantes nos dias 19 e 20 de maio o XIX Campeonato Catarinense de Kung Fu Wushu. Em Brusque, Itajaí o Kung Fu é bastante praticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário